Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

21 abril, 2015

Nova Receita Eletrónica (Parte I)



Como alguns de vocês já devem ter reparado, na vossa farmácia habitual, já existe um dispositivo que nos  permite colocar o nosso cartão de cidadão.

Muitas pessoas questionam-se acerca da utilidade deste dispositivo.
Se as receitas vão passar a vir "dentro" do cartão.
Se já não preciso de ir ao médico buscar as receitas.
Entre outras questões.

Hoje nesta primeira parte do post, vou falar um pouco sobre este assunto e ajudar-vos a esclarecer todas as vossas dúvidas.

Se vocês se dirigirem ao site oficial da "Nova Receita Eletrónica", no separador que vos tenta esclarecer o que é, e para que serve, têm realmente a explicação que passo a citar:

"O médico passará a prescrever os medicamentos através do cartão de cidadão. Para aceder aos seus medicamentos, só precisa de apresentar na farmácia o cartão de cidadão"

Como Técnica Farmacêutica e tendo tido já contacto com esta nova receita digo-vos que, sim realmente o objectivo é chegar ao ponto em que usamos o cartão de cidadão para obter os nossos medicamentos na farmácia, acabando assim com a receita em papel, mas neste momento isso ainda está muito longe de acontecer, pelo menos no meu ponto de vista.

Image and video hosting by TinyPic

A desmaterialização da receita em papel vai ser um processo muito lento visto que ainda existem algumas lacunas, por isso por agora e até Julho vai existir a receita em papel juntamente com a Nova Receita Eletrónica, por isso quando forem ao médico vão trazer a receita em papel.

A partir de Julho, quando a desmaterialização estiver concluída, VAI CONTINUAR A EXISTIR PAPEL (este é um ponto muito importante a reter), a esse papel vamos dar o nome de "Guia de Tratamento"
É bastante óbvio que as pessoas devem ter acesso a uma guia onde podem verificar o que estão a tomar e como deverão tomar. Imaginem que o farmacêutico se esquece de indicar como deverá ser tomado o vosso medicamento, vão ter que voltar à farmácia? Ligar para a farmácia?
Para isso mesmo serve a guia de tratamento, que será sempre vossa, e poderão leva-la para casa, o que antes não acontecia com as receitas normais que eram aviadas.

Mas afinal para que serve este dispositivo?

Este dispositivo por enquanto só serve para criar ou atualizar a ficha do utente na farmácia de modo automático, bastando para isso introduzir o cartão na ranhura e associar o cartão ao utente que deverá ter obrigatoriamente ficha na farmácia, senão irá aparecer uma mensagem a dizer "Utente não existe, deseja criar?"

Por isso quem não tem cartão de cidadão ou para quem já tem BI vitalício, em nenhum momento precisa de mudar para o cartão de cidadão. (Esta informação devem ter sempre em conta, e se alguém vos disser que é obrigatório ter o cartão de cidadão, é mentira)

Quanto ás receitas, é claro que, continuam a ter que ir ao médico, este dispositivo não substitui a ida ao médico para este lhe prescrever as receitas que precisa, mas atenção que em Julho e repetindo aquilo que dissemos atrás, vão-se fazer acompanhar da guia de tratamento.

A guia de Tratamento para além de ser útil ao utente pelos motivos referidos acima, também vai ser muito útil para nós farmacêuticos, porque?-  Perguntam vocês.


Estejam atentas ao próximo post..

(Se tiverem dúvidas não hesitem em coloca-las nos comentários)

Sem comentários:

Enviar um comentário