Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

20 maio, 2015

Doença Venosa Crónica

Certamente já ouviu a seguinte frase “sinto as pernas pesadas e cansadas”. Caso se identifique com a mesma é provável que sofra de Doença Venosa Crónica(DVC).

A DVC abrange todas as alterações morfológicas e funcionais do sistema venoso e é manifestada por sintomas/sinais que indicam a necessidade de investigação e/ou tratamento.
A nível nacional estima-se que 2 milhões de mulheres com mais de 30 anos sofram com a DVC, destas 7 em cada 10 sofrem de problemas de circulação venosa e metade ainda não está tratada.

A DVC ocorre quando existe uma dificuldade de retorno venoso dos membros inferiores da periferia para o coração.

A hipertensão venosa dá origem à lesão vascular, e essa lesão determina um refluxo venoso, refluxo esse que vai criar uma pressão exagerada nas paredes das veias fazendo com que estas comecem a dilatar. Quanto mais a válvula dilata, mais o refluxo aumenta, originando assim as varizes(veia doente).

O que pode levar á DVC?

O fator hormonal: Predisposição genética, alterações hormonais, contracepção hormonal, gravidez, etc.

O fator social: Obesidade, falta de exercício físico, demasiado tempo de pé/sentado, ambientes quentes, roupas apertadas, idade, etc.

Havendo uma alteração do fluxo sanguíneo, faz com que origine uma interação dos glóbulos brancos com a camada fina que existe nas veias. Essa interação vai causar uma reação anti-inflamatória à libertação de determinadas substâncias que vão originar a distensão da veia e as alterações valvulares. Estas alterações originam o refluxo de sangue referido anteriormente e consequentemente desenvolve-se um ciclo vicioso.
Com a continuação deste ciclo a doença evolui para estados mais graves, podendo levar à úlcera venosa.

Porque sinto dor?

As veias são constituídas por fibras nervosas do tipo C. Essas fibras são ativadas porque existe uma interação com o endotélio que liberta todos os mediadores anti-inflamatórios. Os mediadores ativam as fibras do tipo C e daí aparece a dor venosa e outros sintomas como câimbras, sensação de peso, entre outros.
Note-se que a dor e a inflamação venosa local aparece precocemente e pode mesmo começar antes de existir dilatação venosa.
 
Qual o tratamento?

Terapêutica farmacológica (Venotrópicos) ajuda a combater alguns sintomas iniciais, mas não há nenhum medicamento que elimine definitivamente as varizes.
Aconselha-se o uso de meias elásticas cuja compressão deve ser recomendada pelo médico. Adicionalmente e para casos mais específicos existe a e
scleroterapia (secagem), laser transcutâneo e a cirurgia (em casos mais graves e avançados)






Quais os cuidados a ter para prevenir a DVC?

Fazer exercício físico, ter uma alimentação saudável, não usar roupa apertada, não expor as pernas a grandes fontes de calor, evitar estar muito tempo em pé ou sentada e durante a noite colocar sempre as pernas ligeiramente levantadas em relação ao tronco. As meias elásticas ou de descanso também ajudam à prevenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário