Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

02 abril, 2015


Vamos lá ser sinceros, a chegada da primavera é para muitos motivo de felicidade, dias grandes, mudança da hora, e o melhor que tudo podemos ir dar uma caminhada pelo parque ou até mesmo levar os nossos animais de estimação a passear. Até que percebemos que para algumas pessoas a primavera significa a chegada de alergias, sim alergias ou mais propriamente aquele pó incomodativo no ar. Não o conseguimos ver mas ele parece que gosta muito de quem tem alergias, gosta tanto que provoca espirros, tosse e que não nos deixa largar o pacote de lenços. Todos os dias durante esta fase do pólen no ar me chegam á farmácia a perguntar o que podem fazer. TODAS as pessoas são diferentes, portanto se o vizinho tem alergia e toma o medicamento XXX não quer dizer que você por ter alergia pode tomar aquele medicamento, por isso procure sempre quem percebe do problema e nunca pense que o medicamento receitado ao vizinho faz também bem a si. A primeira coisa que devem fazer é perceber quais os sintomas que apresentam, se têm comichão, espirros, tosse, pingo ao nariz, prurido, olhos a lacrimejar, garganta irritada entre tantos outros, e tentar perceber em que altura do dia se sente pior, de manha, á noite, etc.

Depois de nos dizer quais os problemas que o atingem iremos analisar quais os medicamentos não sujeitos a receita médica você poderá tomar nesta fase inicial, note-se que existem muitos casos de alergia que necessitam de serem revistos por médicos e que nem todas as alergias são tratadas da mesma maneira.

 Muitos questionam-se acerca deste problema, mas se lhe serve de consolo fique sabendo que as alergias são uma das perturbações de saúde mais frequentes, por isso não é o único a ficar incomodado quando sai á rua.


  Image and video hosting by TinyPic 

 Claro que existem inúmeras coisas que pode tomar, tanto à base natural como à base de medicamentos. 

  •  Pode começar por fazer uma infusão de urtiga, o chá de urtiga tem propriedades anti-histamínicas e anti-inflamatórias, pode fazer até 300ug, 4 x ao dia.
     O chá verde que todos nós conhecemos, bloqueia a histamina e imunoglobulina.
    E também pode simplesmente comer maçãs, bagas, cebolas, repolho, couve-flor e nozes que possuem quercetina, que é um flavonóide natural que possui diversas propriedades farmacológicas, como antialérgica, antioxidante e anti-inflamatória.

    Quanto aos medicamentos (MNSRM) podem adquirir em qualquer farmácia ou parafarmácia um anti-histamínico, gotas para conjuntivites, pastilhas/xaropes para irritações na garganta, cremes para comichão e prurido, entre muitos outros.

    Como Técnica de Farmácia gosto bastante de aconselhar o Telfast 120 em questões não muito alarmantes de alergias, o Telfast tem uma acção de 24h por isso a toma de um só medicamento é suficiente, e uma coisa boa neste medicamento é que não provoca sonolência por isso podem tomá-lo a qualquer hora do dia. 

  • Podem também usar o Fenistil, tanto em comprimidos como gotas ou até gel para aplicação tópica em casos de bolhas ou comichão. 
  • Tavegyl em comprimidos e também em gel. 
  • Para as conjuntivites podem colocar por exemplo Allergodil que se encontra na classe dos antialérgicos e descongestionantes oftálmicos, entre muitos outros que existem no mercado, isto destacando só os medicamentos não sujeitos a receita médica. 


Dentro dos que necessitam de receita médica têm medicamentos bastante eficazes como o caso do Zyrtec (Cetirizina) ou Lergonix (bilastina), Aerius (desloratadina), Actifed, Claritine (Loratadina),Kestine (Ebastina), etc. 

 Atenção que estes medicamentos referidos acima só podem ser obtidos consoante receita médica, por isso não conseguirão obtê-los em parafarmácias. Por isso aconselhem-se sempre antes de procederem á toma de qualquer de medicamento para a alergia, seja com o seu médico ou com o seu farmacêutico.

Sem comentários:

Enviar um comentário